FUNDAÇÃO DANIEL DAZCAL

PROJETO PEMACULTURA AMAZÔNICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

     

APRESENTAÇÃO

O projeto finalizou mais um ano de atividades com sucesso, grandes conquistas e aprendizados. Em 2003, conseguimos realizar todas as atividades previstas no plano de trabalho elaborado pela equipe técnica do projeto. Nossas atividades estiveram concentradas em quatro grupos de atividades: 1) Consolidação e manutenção das estruturas educativas e de gestão produtiva da Unidade Demonstrativa de Permacultura (UDP); 2) Continuidade do programa Ecoversidade: Formação de líderes em sustentabilidade (módulo amazônico); 3) Difusão das práticas da permacultura (visitas técnicas, cursos de permacultura, estágios supervisionados, cursos de atualização e participação em eventos institucionais) e 4) Início da implantação dos projetos de permacultura em comunidades urbanas e rurais. A seguir são apresentados os resultados das atividades realizadas no ano de 2003, com o apoio da Fundação Daniel Dazcal (FDD).

ATIVIDADE 1. Consolidação e manutenção das estruturas educativas e de gestão produtiva da Unidade Demonstrativa de Permacultura (UDP)

A consolidação e a manutenção das estruturas educativas de apoio e do núcleo de gestão produtiva do projeto são atividades prioritárias e essenciais para o sucesso e a continuidade do programa regional de formação de líderes em permacultura e para a geração de alternativas econômicas visando a sustentabilidade futura da UDP.

1.1 A Unidade Demonstrativa de Permacultura (UDP)

A Unidade Demonstrativa de Permacultura (UDP) é o nosso centro de capacitação, pesquisa e difusão de tecnologias apropriadas voltadas para a geração de soluções sustentáveis, práticas, de baixo custo e que possam ser acessíveis à comunidade em geral. Todas as estruturas educativas do centro de capacitação estão conectadas às estruturas produtivas do projeto, o que viabiliza na prática a demonstração aplicada das técnicas permaculturais desenvolvidas pelo projeto. A seguir são apresentadas todas as estruturas educativas e produtivas do projeto já concluídas e implementadas em 2003.

1.1.1 Sala de aula (Auditório)

A nossa sala de aula foi construída com as técnicas de bioconstrução (arquitetura alternativa). O Design tem uma composição inovadora com várias adaptações apropriadas para a região Amazônica. A base da sala foi toda construída para dentro do solo (terra), pois tem melhor ambiência térmica. Para gerar circulação natural de ar foi implantado um sistema de ventilação (ar-condicionado natural) feito com uma tubulação de concreto (manilhas) com 60 centímetros de diâmetro e 20 metros de comprimento colocado a três metros abaixo do solo que sai da parede da sala até um lago de patos.

     
 

O ar vai resfriando por todo o canal até chegar ao ambiente da sala. O telhado foi todo montado com palhas de buçu (Manicaria saccifera), uma palmeira muito utilizada na região, boa de corte e que tem rápida regeneração. As vantagens de adotar este tipo de cobertura estão relacionadas ao baixo custo de implantação e manutenção, beleza natural e conforto térmico (não absorve calor). As bordas (extremidades) da sala entre a base e o telhado são abertas o que garante uma boa iluminação natural durante o dia. A capacidade física de acomodação da sala de aula é de 50 pessoas.

SALA DE AULA